Telegrafia

Instrumento descoberto em simultâneo pelo alemão Ludtge e pelo americano Hughes, em 1878. É uma caixa com pequenas esferas de carvão que estão dispostas entre duas chapas met?licas. Em série com as chapas metálicas, existe um receptor e uma bateria de 6 volt. Quando se fala junto ao bucal do dispositivo, as pequenas esferas de carvão são sacudidas, assim como os numerosos contactos existentes entre elas. Este facto provoca uma resistência à passagem da corrente eléctrica. Este dispositivo transforma as vibrações mecânicas de uma membrana em fenómenos electrodinâmicos, eléctricos, etc, ou seja, transforma as ondas acústicas em sinais eléctricos (a transdução).

Com o avanço do tempo e da necessidade de evolução, as telecomunicações tiveram no telefone uma das invenções mais marcantes do século XIX. O telefone é definido como um aparelho eletroacústico que permite a transformação, no ponto transmissor, de energia acústica em energia eléctrica e, no ponto receptor, teremos a transformação da energia eléctrica em acústica, permitindo desta forma a troca de informações. Os primeiros telefones eram conectados à uma central manual, operada por uma telefonista. Com o surgimento das centrais automáticas, os telefones passaram a ser providos de "discos" para envio da sinalização. Estes discos geravam a sinalização decádica, que consiste de uma série de pulsos (de 1 a 10). Esta tecnologia prevaleceu até o final da década de 60 quando começaram a surgir os telefones com teclado electrónico. Os telefones com teclado facilitavam, pois demorava menos para premir um número. Foram desenvolvidos teclados que enviavam os pulsos de sinalização decádica conforme a tecla premida.

Em 1832, Samuel Morse desenvolveu um sistema telegráfico que utilizava a energia electrica para transmitir sinais à distância. O código inventado por Morse para a transmição era constituido por pontos e traços. Este modelo escolar funciona com 2 pilhas que alimentam um circuito, e possui um mecanismo de relojoaria que permite o desenrolar da fita de papel.