A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

É uma régua em metal dourado duplamente graduada em mm, com o comprimento de 38,5 cm e que apresenta um 2º nível de campo colocado transversalmente. Os dois níveis estão sobre um tubo de latão, cuja base é rectangular. Este recobre por sua vez um tubo mais interno, em vidro selado aprova de choque e de esvaziamento que contém no interior um liquido (álcool ou éter). Aplicada para medir ângulos na horizontal, na vertical e inclinados e para nivelar objectos.

Dispositivo simples utilizado pelos pedreiros para verificar se um plano está horizontal ou vertical, ou seja, para testar a horizontalidade ou verticalidade de uma linha ou superfície.
O tipo de nível apresentado na foto é em madeira e tem a forma triangular. No vértice superior do triângulo está preso um fio que sustenta uma bola em metal, constituindo um pêndulo. Este oscila, enquanto a superfície não for nivelada; na posição de equilíbrio, a horizontalidade ou a verticalidade é verificada.

Inventado por Pierre Vernier e Pedro Nunes entre 1502-1577. É constituído por um limbo circular dividido em um certo número de partes iguais, que se move ao longo de uma outra régua ou limbo graduados cujas divisões têm um valor conhecido. É um dispositivo que permite efectuar a leitura das fracções da menor divisão de uma régua ou de um arco.