A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Inventado no século XIX. Instrumento destinado a medir a massa específica/densidade de líquidos. Existem vários tipos deste aparelho, sendo um dos mais comuns o de tubo de vidro longo fechado em ambas as extremidades. Este tubo é mais largo na sua parte inferior e possui uma escala na parte mais estreita. A utilização do aparelho exige que ele esteja imerso num recipiente contendo o líquido cuja massa específica se pretende conhecer; ele terá de flutuar livremente. A leitura é realizada observando a marca da escala que fica posicionada à superfície do líquido. Uma das suas utilidades é inferir propriedades dos líquidos conhecendo a densidade das mesmas e, ainda, fazer a determinação de densidades de líquidos isolados ou de uma mistura de líquidos.

Instrumento metálico, inventado por Jorna Shore, em 1711.
Tem a forma de uma forquilha e serve para afinar instrumentos e vozes através da vibração de um som musical à frequência de 440 Hz, na medida em que provocando o choque das duas extremidades da forquilha do diapasão contra uma superfície, há uma vibração que produz uma nota que permite afinar o instrumento musical.

É um instrumento construído por Heinrich Hertz, em 1888.
É constituído por duas hastes metálicas que formam um U e que se apoiam numa base de madeira.
Por acção de um electroíman entre as hastes são produzidas ondas mecânicas e sonoras.
Destina-se a afinar instrumentos musicais.

Dispositivo constituído por cinco tubos individuais de vidro longos e de diâmetro muito pequeno que terminam em balões de fundo redondo suspensos conforme mostra a foto, por réguas graduadas colocadas ao longo dos tubos e por detrás dos mesmos e por uma tina.
Após se colocar em cada tubo um volume igual de líquido, enche-se a tina com água quente e mergulha-se os terminais dos tubos na água.
Ao fim de um determinado tempo, verifica- se um aumento da coluna líquida em cada tubo, devido à dilatação sofrida por cada líquido, sendo o valor determinado pela régua graduada.
Utilizado para testar a desigual dilatação de líquidos.

Aparelho simples que pode apresentar várias formas, constituído essencialmente por uma mola de aço disposta em ângulo ou em hélice. Os vários tipos destes instrumentos de medida têm numa das suas extremidades, um anel, que serve para sustentar o instrumento e na outra extremidade, um gancho que permite a suspensão de pesos de valor a avaliar.
O instrumento é graduado utilizando o seguinte processo: suspendem-se do seu gancho, sucessivamente, pesos marcados iguais a uma, duas, três ou mais vezes a unidade de peso (o quilograma – força) que faz curvar uma mola progressivamente. De cada vez, marca-se um ponto no arco exterior que corresponde à abertura do ramo Depois de se efectuar a graduação, liga-se o anel a um ponto fixo, por exemplo, a uma corda. No gancho aplica–se a força que se pretende avaliar, a qual irá por sua vez produzir uma flexão na mola; a intensidade da força será determinada pela flexão produzida e marcada no arco.

É um componente de larga utilização em electrónica que se apresenta como uma válvula que tem o aspecto de uma lâmina díodo. Hoje em dia, o díodo é um semicondutor, que sendo completamente diferente, mais pequeno, funciona do mesmo modo. As dimensões de um díodo são pequenas, tem cerca de 1 cm de comprimento. Este dispositivo além de deixar passar a corrente eléctrica num dado sentido não deixa passar corrente em sentido oposto. Este fenómeno que se chama rectificação é porém o que o díodo faz. São aplicadas nas fontes de alimentação para rectificar a corrente eléctrica (transformar a corrente alternada em contínua) e em receptores de rádio como detector etc.

Dispositivo inventado por Newton no século XVIII.
Está adaptado a uma máquina que o faz girar a alta velocidade em volta do seu centro e que apresenta um conjunto de sectores pintados, sucessivamente, com as cores: vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta, vermelho, alaranjado, amarelo, verde, azul, anil, violeta, etc.
Quando o disco gira lentamente, é possível distinguir as cores dos vários sectores, mas acelerando a rotação do mesmo verifica-se, a dado momento, que o disco apresenta uma só cor - branco acinzentado.
Utilizado para reconhecer duas cores complementares (cores que quando sobrepostas formam a cor branca).