Áreas da Física

A Física é a ciência que engloba uma variedade de áreas e explica todos os fenómenos da natureza. Aqui nas Áreas da Física, vários temas são abordadas como Mecânica, Electricidade, Magnetismo, Óptica, Termodinâmica e Física Moderna pretendendo dar a conhecer os Físicos, através das suas biografias, e bilhetes de identidade de aparelhos de Física. É um pequeno resumo deste vasto mundo da Física, que ajuda a compreender a importância dos Físicos e dos seus aparelhos para a evolução do conhecimento até à actualidade.

Isaac Newton

Isaac Newton, cientista inglês mais reconhecido como físico e matemático, nasceu em Woolsthorpe a 4 de Janeiro de 1643 e faleceu em Londres a 31 de Março de 1727.

Foi um dos criadores, juntamente com Leibniz, do Cálculo Diferencial e Integral, descobriu várias leis da mecânica como a Lei Fundamental da Dinâmica e a Teoria da Gravitação Universal, formulou o teorema hoje conhecido como Binômio de Newton e outras teorias como o Teorema Binomial, o Cálculo e a Natureza das Cores.

Para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

Fonógrafo de Thomas Edison

O fonógrafo, inventado em 1877, foi talvez a criação mais notável do americano Thomas Edison.

É um instrumento que possibilita a inscrição e a reprodução mecânica das vibrações do ar em toda a sua complexidade, quer sejam produzidas pela fala, pelo canto, pela música ou mesmo por ruídos de qualquer natureza. Pela primeira vez o Homem era capaz de registar sons e escutá-los à posteriori, sempre que desejasse.

Gerador Eletrostático de Van de Graaff

O gerador eletrostático de Van de Graaff, foi construído e apresentado no início de 1931, para trabalhos de pesquisa no campo da Física Moderna.

O gerador trabalha segundo o princípio do efeito tribo eléctrico, criando altas voltagens que fazem aumentar a velocidade das partículas atómicas para que sejam lançadas contra núcleos atómicos, provocando reacções nucleares, estudadas pelos físicos.