Semana da Ciência na ESAH

Entre os dias 19 e 23 de Novembro, com o apoio de professores de Física, Química e Área de Projecto, desenvolveram-se algumas acções com o intuito de incentivar o gosto pela Ciência, desmistificando a Química e a Física através de diversas actividades práticas e experimentais.

Nos dias 20 e 22 o Professor Doutor Manuel Barros, Director do Instituto Geofísico da U. Porto, doutorado em Electrónica Quântica, pelo University College London, e Professor Catedrático no Departamento de Física da Faculdade de Ciências da U. Porto, apresentou uma conferência de aproximadamente 90 minutos sobre questões práticas de Física, no auditório da escola.

No dia 21, o Museu da Física e o Museu da História Natural abriram as suas portas à comunidade de acordo com o projecto apresentado e aprovado pela “Ciência Viva”. Foram apresentados os trabalhos desenvolvidos pelos alunos de Área de Projecto (12ºC) integrados no Projecto subsidiado pela “Ciência Viva”. Esta turma mostrou através de experiências muito simples e com o recurso a materiais de fácil acesso alguns processos/fenómenos físicos. O 10ºA apresentou, em PowerPoint, dois trabalhos, “Nascimento, vida e morte de uma estrela” e “Teorias sobre a origem do Universo – o Big Bang”, e realizou algumas experiências laboratoriais.

As actividades de Física realizaram-se no último dia com a apresentação de experiências interessantes no Laboratório de Química da escola.