A B C D E F G H I J K L M N O P Q R S T U V W X Y Z

Astrónomo e filosofo alemão que nasceu em 27 de Dezembro se 1571 em Weil den Stadt(Estugarda) e faleceu em 15 de Novembro de 1630, em Ratisbana. Em 1609 foi o autor da obra" Astronomia Nova" que se refere a todos os cálculos necessários à determinação da órbita de Marte. A sua fama deve-se a ter formulada e verificado as três leis do movimento planetário Leis de Kepler. Além de ter sido um estudioso no campo da óptica, desenvolveu um sistema infinitesimal em matemática, antecessor do cálculo.

Físico alemão que nasceu a 12 de Março de 1824, em Königsberg (Prússia) e morreu em 17 de Outubro de 1887, em Berlim (Alemanha). Estudou na sua cidade natal e foi professor de Física na Universidade de Heidelberg. Toda a sua carreira foi dedicada a estudos científicos principalmente nos campos de: circuitos eléctricos, espectroscopia, emissão de radiação dos corpos negros e teoria da elasticidade. Foi também um estudioso da Mecânica, da Hidráulica e da Óptica. Em 1845, foi o autor de duas leis fundamentais da teoria clássica dos circuitos eléctricos (Leis de Kirchhoff) e da emissão térmica. Em 1859, formulou a lei da emissão de radiação térmica, tendo testado a mesma em 1861. Em Wroclaw, colaborou com Robert Bunsen em trabalhos sobre espectroscopia, tendo descoberto em 1861 os elementos césio e rubídio. Estudou ainda a composição química do Sol através do seu espectro.

Físico alemão que nasceu a 14 de Outubro de 1840 em Rinteln, Alemanha e faleceu a 17 de Janeiro de 1910. Investigou as propriedades condutoras dos electrólitos que contribuíram para a compreensão do seu comportamento. O seu trabalho de investigação abrangeu igualmente trabalhos sobre elasticidade, condução térmica, fenómenos magnéticos e eléctricos. Depois de ter estudado física em Erlangen e Göttingen, completou o seu doutoramento em Göttingen. Após um período de dois anos como professor na Universidade de Frankfurt, ele foi nomeado professor de física na Universidade de Göttingen (1866-1870). Em 1870 Kohlrausch tornou-se um professor da Universidade de Zurique, na Suíça. E, um ano mais tarde, foi professor na Universidade de Tecnologia de Darmstadt, na Alemanha. Em 1875 na Universidade de Würzburg, no sul da Alemanha, realizou experiências sobre a determinação da quantidade eléctrica produzida na condutividade por meio de electrólitos. A partir de 1888 ele ensinou na Universidade Estrasburgo e fez várias pesquisas no campo da física experimental. Em electroquímica, ele foi figura de relevo, tendo deduzido a lei da Independência migratória dos iões.

Químico alemão que nasceu em 27 de Setembro de 1818 e faleceu em 25 de Novembro de 1884, em Ellichansen (Hanôver-Alemanha). Com 13 anos, entrou para o Gottingen Ginásio, onde obteve, 6 anos depois, o certificado dos seus estudos.Apaixonado pela Química, em1838 , matriculou-se na Universidade de Gottingen, a fim de estudar com o famoso químico Friedrich Wohler. Em 1842, foi assistente de Robert Wilhelm Bunsen, na Universidade de Marburg e, um ano depois, doutorou-se. Em 1845, tornou-se assistente de Lyon Playfair, no Museu de Geologia Económica (Londres). Além de ter escrito um livro didáctico, ele foi contratado para editar o dicionário de Química Pura e Aplicada. Em 1851, em Marburg, teve como professor de química, Bunsen e, em 1865, foi professor na Universidade de Leipzig. A este químico deve-se a obtenção directa ou indirecta de compostos orgânicos, a partir de compostos inorgânicos conhecidos. A sua teoria foi validada ao converter o dissulfureto de carbono em ácido acético (1843-45). Contribuiu ainda para a criação da teoria estrutural, após ter feito um estudo sobre radicais. Fez a previsão da existência de álcoois secundários e terciários que foi mais tarde confirmada quando se realizou a síntese destas substâncias. Executou a electrólise de sais de ácidos gordos e de outros (electrólise de Kolbe) e foi o primeiro químico a usar a palavra síntese, em Química. Juntamente com Edward Frankland, descobriu que os nitratos podiam ser hidrolisados pelos ácidos que lhe deram origem.