Mecânica

A Mecânica é o ramo da física que tem por objecto o estudo dos movimentos dos corpos, das forças que produzem esses movimentos e do equilíbrio das forças sobre um corpo em movimento, bem como da teoria da acção das máquinas. Podem distinguir-se dois tipos de mecânica: a clássica e a relativista.

A mecânica clássica nasceu empiricamente com Aristóteles e teoricamente com Arquimedes. A mecânica relativista surgiu entre 1905 e 1915 quando Einstein enunciou os postulados da sua teoria da relatividade.

Subdivide-se em vários ramos: cinemática, dinâmica e estática.

A cinemática estuda o comportamento dos corpos em movimento independentemente das causas que os produzem. A dinâmica estuda o movimento das forças que originam o movimento. A estática estuda o comportamento das forças sobre os corpos em repouso ou em condições de equilíbrio.

A mecânica também faz a aplicação a diversas máquinas dos conceitos e princípios que derivam destes três ramos.

Galileu Galilei

Físico e astrónomo italiano que nasceu em 15 de Fevereiro de 1564, em Pisa (Itália) e faleceu em 8 de Janeiro de 1642, em Florença. Foi um observador das manchas solares, dos vales e das montanhas lunares. No campo da física descobriu as leis que regem o movimento da queda dos corpos e as relativas ao movimento dos projécteis. Dedicou-se à matemática, tendo feito discursos e demonstrações da mesma, e aplicando-a aos estudos que fez sobre o movimento e aos princípios da Mecânica. É considerado o físico defensor da Investigação Cientifica.

George Atwood

Matemático, físico e inventor inglês que nasceu em 1746 e morreu em 1807 , em Westminster, London, England em Londres. Foi educado na Westminster School e depois no Trinity College Cambridge, onde se licenciou em (1769). Foi conferencista, deu aulas e publicou detalhes das demonstrações que apresentou (1776). Desenvolveu estudos sobre a aceleração de um corpo em queda (1784) e inventou a máquina de Atwood. No campo das ciências tornou-se conhecido por um trabalho “A Treatise on the Rectilinear Motion... “ (1784), por um livro de ensino publicado sobre mecânica newtoniana, onde descreveu uma máquina, hoje conhecida como a máquina de Atwood, para demonstrar as leis de movimento uniformemente acelerado pela acção da gravidade. Publicou, ainda, equações para o uso do quadrante de Hadley e estendeu as teorias de Euler e de Bouguer na estabilidade dos navios. Em 1801, escreveu sobre a construção de arcos e esboçou uma nova ponte férrea sobre o Tâmisa, em Londres. O seu hobby era o xadrez ,tendo sido considerado um jogador imbatível.Em 1776, foi eleito membro da Sociedade Real e premiado com a Medalha de Copley da Sociedade Real.

Plano Inclinado

Cunha

Pêndulo de Âncora

Conjunto de Roldanas