Mecânica de Fluidos

A mecânica dos fluidos é um ramo da Física que estuda o efeito das forças em fluidos (líquidos e gases).

Nos fluidos é respeitada a conservação da massa, quantidade de movimento ou movimento linear e do movimento angular, da energia, e da entropia.

A mecânica dos fluidos subdivide-se em duas áreas específicas: a Hidrostática e a Hidrodinâmica. A hidrostática estuda o movimento dos fluidos em repouso microscópico e também as consequências das pressões por eles exercidos nos corpos. É regida por três leis: a lei fundamental da hidrostática, a Lei de Pascal e a Lei de Arquimedes. A hidrodinâmica, conhecida por dinâmica dos fluidos, estuda o movimento dos fluidos, através de tubos/canais de diâmetros diferentes. Estuda também a estabilidade de edifícios, pontes e outras construções.

A nível da bioquímica este ramo da Física tem dado contributos importantes na análise do comportamento hidrodinâmico de biomoléculas grandes (proteínas, hidratos de carbono e ácidos nucleicos) em solução fornecendo informações sobre a estrutura, a dinâmica e a interacção dessas moléculas.

Daniel Bernoulli (1700-1782)

Daniel Bernoulli Físico, filósofo, médico, botânico e matemático que nasceu a 8 de Fevereiro de 1700, em Groningen (Holanda), e faleceu a 17 de Março de 1782, em Basel (Suiça). No campo da Física destacou-se em várias áreas: Mecânica, Hisdrostática e Hidrodinâmica.

É nesta última que se enquadra a sua maior descoberta: a Equação de Bernoulli, que descreve o movimento dos fluidos. Esta descoberta revelou-se muito importante para outros achados, tais como a propulsão a jacto e a força de sustentatação que faz voar objectos mais pesados que o ar.

Foi professor em várias universidades europeias de prestígio, nomeadamente S.Petesburgo e Basileia, sendo reconhecido como o mais brilhante da sua famosa família e como uma das mentes mais brilhantes da História.

Robert Boyle (1627-1691)

Apesar de ser mais conhecido como o "pai da química moderna" pelas suas enormes e decisivas contribuições para a afirmação da química como uma área de pesquisa autónoma, Robert Boyle realizou também importantes descobertas nas áreas de hidrostática, com estudo aprofundados sobre peso do ar (pressão atmosférica) e vácuo principalmente.

Junto com Robert Hooke fez importantes descobertas, das quais se destacam a prova de que é impossível obter o vácuo absoluto, que o ar é um meio de propagação do som, mas talvez a mais importante descoberta foi a relação entre a pressão e o volume do ar.

Prensa Hidraúlica

Máquina a vapor de Richard Trevithick

Carneiro Hidraúlico

Roda Hidraúlica